quinta-feira, 17 de maio de 2012

COMPRIMIR OU RESILIR ?

Hoje conversando com uma colega, falavámos sobre a importância da relacão humana, do dialogo de você colocar para fora tudo aquilo que esta acumulado.

A minha colega "G" citou o exemplo de uma geladeira, quando vamos abastecendo-a  sem fazer o FIFO First in / First out, o primeiro que entra é o primeiro que sai, vamos acumulando produtos que vão ficando com suas datas de validade vencidas e acabam estragando.

E ficamos sem espaço para abastecer coisas novas, boas.....

  Quando o FIFO não ocorre o  negócio cheira mal. Assim  acontece muitas vezes conosco, com as situações que vão se acumulando e não são compartilhadas ou "RESOLVIDAS".Não adianta só contar até dez e depois continuar , porque dai você só estara alimentando o " tamanho" do barulho do BOOOMMMM! Rrsrsrrsrs....

Quando não compartilhamos ou resolvemos os problemas vamos comprimindo, comprimindo, comprimindo.....até que BOOOMMMM! EXPLODE! PARECE QUE O MUNDO VAI ACABAR! Rsrsrsrrs....

 Não é assim que acontece muitas vezes?

Não precisa ter vergonha, responda ai para você  mesmo!

Ou será que sua geladeira já está cheia demais?

Hã?  É ?

Pense nisso!

  Nessa , minha caminhada com Deus, FÉ, determinação e muitos treinamentos voltados a gestão de pessoas e dinâmica dos relacionamentos interpessoais, cheguei na seguinte conclusão o melhor é: RESILIR.


Resiliência é um conceito da física, utilizado primeiramente pela engenharia que se refere a capacidade de um material sofrer tensão e recuperar seu estado normal, quando suspenso o "estado de risco".  

No campo das relações humanas, é compreendido como um processo que excede a simples superação de experiências, já que permite ao indivíduo sair fortalecido por elas, superar, o que necessariamente promoveria a saúde mental.

 O termo Resiliência, apesar de guardar uma discussão a respeito de sua definição, vem sendo consensualmente utilizado como a capacidade humana para enfrentar, vencer e ser fortalecido ou transformado por experiências de adversidade.

 Tem sido utilizado em psicologia como a capacidade humana de enfrentar adversidades sucessivas ou acumuladas, com o mínimo de disfuncionalidade para o desenvolvimento, agindo com equilíbrio no pensar e no agir.

A resiliência pode ser pensada como capacidade de adaptação ou faculdade de recuperação.


Uma atitude resiliente significa ter uma conduta positiva apesar das adversidades, ou seja, soma-se à resiliência a capacidade de construção positiva, superação, re-significação dos problemas, flexibilidade cognitiva.

Este constructo apesar de atual, nas ciências humanas não é apenas um fenômeno individual, pode ser grupal, institucional, comunitária e por que não empresarial e mercadológica.  

A resiliência é ativada e desencadeia um processo positivo de construção, através da vivência das pessoas, instituições ou empresas.

Fatores como: alcançar resultados positivos em situações de alto risco, manter competência sob ameaças e no caso de empresas, a ataques de concorrentes ou enfrentar situações inesperadas revertendo-as a seu favor, são como se recuperar de traumas.


  Aplica Resiliência

Não aplica  Resiliência

Espero ter ajudado!

Deus abençõe!

abs,

Éber Campos




" Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve."Mateus 11:28"


Nenhum comentário:

Postar um comentário